MARÇO 2024

Citrotec® ministra palestra na XII Semana Técnica da Solenis


Débora Trevolin Pereira falou sobre a importância dos concentradores de vinhaça nas indústrias de etanol, açúcar e energia.

No dia 12 de março, a Citrotec® foi convidada para participar da XII Semana Técnica da Solenis com uma palestra sobre a importância dos equipamentos da empresa na área sucroenergética. O desenvolvimento dessas tecnologias revolucionou o setor, tornando a Citrotec® referência nesse mercado atualmente.

Na ocasião, a engenheira de automação da Citrotec®, Débora Trevolin Pereira, falou sobre a importância dos concentradores de vinhaça nas indústrias de etanol, açúcar e energia. A tecnologia surgiu como uma ótima alternativa para o setor industrial, pois diminui o volume do resíduo, reduz custos operacionais e torna o manejo mais sustentável, uma vez que atende demandas ambientais e socioeconômicas.

“Investimos constantemente na inovação desses equipamentos para trazer ainda mais benefícios e resultados cada vez melhores aos nossos clientes”, reforçou Pereira durante a palestra.


Ecovin® e Ecovin JL®

A Citrotec® aplica o princípio de evaporação por névoa turbulenta descendente em dois de seus equipamentos concentradores de vinhaça: Ecovin® e o Ecovin JL®.

O Ecovin® é um potente evaporador de concentração de vinhaça que, utilizando o princípio de névoa turbulenta descendente, reduz em 10 vezes ou mais o volume da vinhaça. Isso permite que a vinhaça concentrada tenha utilização para diversos fins como, por exemplo, adubo líquido orgânico, o que traz grande economia com transporte e adubação no campo. E ainda, possibilita o aproveitamento do vapor de baixa pressão (V1).

O Ecovin® é utilizado também na concentração de vinhaça de milho. O benefício de se operar uma planta de concentração de vinhaça de etanol de milho, é o de tornar a planta em um circuito fechado, onde não há vinhaça indo para o campo. A vinhaça é incorporada ao DDG.

Já o Ecovin JL®, teve seu projeto desenvolvido em parceria entre a Citrotec®, o cientista em destilarias Jaime Lacerda, um ícone no setor sucroenergético e mantém contínuas melhorias, chegando em sua segunda geração de desenvolvimento em parceria com a ETECH, do também renomado Engenheiro Paulo S. Barci. Potente evaporador de concentração de vinhaça, o Ecovin JL® é um sistema de concentração de vinhaça que, utilizando o princípio de névoa turbulenta descendente e acoplado às colunas de destilação, permite a produção de álcool com a vinhaça já concentrada, sem consumo adicional de vapor.

O Ecovin JL®, mantém contínuas melhorias em parceria com a ETECH. Seu sistema de concentração de vinhaça para milho, utiliza também o princípio de névoa turbulenta descendente, acoplados às colunas de destilação ETECH, para produzir etanol de milho com a vinhaça concentrada sem consumo adicional de vapor. A vinhaça de milho é incorporada ao DDG.

A implementação desta tecnologia está alinhada ao custo de produção da vinhaça concentrada versus o custo do transporte rodoviário para ser utilizada no campo, dependendo do grau de concentração associado, que indicará o tamanho do equipamento e o gasto com energia. A concentração da vinhaça, além da produção de um adubo orgânico com manejo mais próximo do adubo mineral, produz ainda um condensado vegetal, que dependendo da sua qualidade, pode ser reutilizado no processo, possibilitando o uso da água da própria cana, e consequentemente diminuindo-se a captação de água dos recursos hídricos.

A Citrotec® agradece a empresa Solenis pelo convite e parceria.