Julho 2025
A Citrotec®, referência em soluções tecnológicas para os setores cítrico e sucroenergético, apresentará oficialmente o ENET® MVR durante a Fenasucro & Agrocana 2025, que ocorre de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho (SP).
O equipamento é um evaporador de névoa turbulenta, o consagrado ENET®, de 1 efeito e múltiplos estágios que incorpora o processo de recompressão mecânica de vapor (Mechanical Vapor Recopressor - MVR).
Inédito no setor, representa um avanço expressivo para as usinas que buscam elevar sua eficiência energética, com economia significativa de combustível (bagaço de cana), redução de custos operacionais e aumento de produtividade sem a necessidade de investir em novas caldeiras.
O ENET® MVR é equipado com um compressor mecânico elétrico, da renomada fabricante alemã Piller, para descomprimir o vapor gerado no efeito a fim de elevar a pressão e a temperatura, realimentando assim o casco do próprio efeito como fonte térmica.
A tecnologia é voltada à concentração de caldo de cana, etapa fundamental na produção de açúcar e etanol, e proporciona economia energética de até 50% em comparação com um ENET® de 7 efeitos e 140% em comparação aos evaporadores convencionais, como o Roberts de 5 efeitos.
Segundo o diretor técnico da Citrotec®, Paulo Sampaio, o equipamento é especialmente vantajoso para usinas que desejam aumentar sua produção sem ampliar a geração de vapor. “Com o ENET® MVR, é possível obter até 50% a mais de caldo concentrado com o mesmo volume de vapor instalado. Isso representa uma oportunidade real de crescimento com menor investimento”, explica.
Além disso, o ENET® MVR apresenta baixíssimo nível de incrustação, uma característica já consagrada dos modelos ENETs®. Devido ao projeto, que utiliza o mais alto estado da arte em automação, o equipamento operará de forma 100% automática, sem “downtime” para a realização de CIP, um feito inédito no setor. O tempo de residência do caldo é reduzido, melhorando a qualidade do xarope e do açúcar produzido, com excelente padrão de cor.
Outro diferencial estratégico é sua aplicação na concentração dos caldos C5 e C6 da fabricação de etanol de segunda geração (produzido a partir do bagaço da cana). A alta eficiência energética do ENET® MVR permite economizar bagaço e, com a sobra da matéria-prima, produzir mais etanol 2G.
A Citrotec® também prevê forte impacto da tecnologia no setor de etanol de milho, onde os custos energéticos são mais elevados. “O ENET® MVR permite multiplicar o uso do bagaço. Essa é uma importante característica em plantas “flex”, que produzem etanol de cana e de milho. Com essa economia, é possível operar uma planta de etanol de milho durante o ano todo sem a compra de outro combustível”, destaca Sampaio.
Em parceria com a empresa alemã Piller, fornecedora dos compressores do sistema, a Citrotec® desenvolveu um projeto pioneiro e 100% nacional, sem precedentes no setor sucroenergético.
Para validar a nova tecnologia, a empresa fez um investimento estratégico no desenvolvimento e instalação de uma planta piloto da tecnologia, inédita, 100% automática e conectada via satélite para coletar e comprovar os dados, garantindo ao setor resultados confiáveis. “Nosso compromisso é entregar inovação com responsabilidade. Só levamos ao mercado soluções comprovadas na prática”, completa Sampaio.
Visite o estande da Citrotec® na Fenasucro & Agrocana 2025 (Rua C, estande C89) e conheça de perto o ENET® MVR, Destilaria de Etanol Hidratado Econômica a Vácuo de Duplo Efeito, e o Aparelho MEG de 2ª Geração Econômico a Vácuo, tecnologias que transformarão o setor sucroenergético.