ABRIL 2021

24/04 - Dia Internacional do Milho: de alimento a biocombustível

Entenda como as tecnologias do Ecovin® e Ecovin JL®, da Citrotec®/Etech atuam na produção de etanol de milho e concentração de vinhaça de milho



O milho é o cereal mais cultivado no mundo: mais de 1 bilhão de toneladas anuais. Esse alimento é tão importante para a nutrição humana e animal que até ganhou uma data em sua homenagem: 24 de abril, Dia Internacional do Milho.

O milho no Brasil também ganhou uma a função de gerar combustível. Ou melhor, biocombustível.

Hoje, os Estados Unidos lideram a produção de etanol de milho - aproveitando a abundância da matéria-prima por lá. No Brasil, que é o terceiro maior produtor de milho, com cerca de 100 milhões de toneladas anuais, o biocombustível também vem ganhando cada vez mais espaço.

Biocombustível – Etanol de Milho

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a fabricação deve crescer 80,3% no atual ciclo 2020/2021, chegando a 3,021 bilhões de litros. Até o ciclo 2027/2028, a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) prevê 8 bilhões de litros produzidos no Brasil.

O aumento exponencial do interesse do mercado brasileiro no biocombustível deve-se ao milho sofrer menos com sazonalidades da safra, com influências climáticas e com dificuldades de armazenamento. Outras características são a abundância da matéria-prima e a sustentabilidade, pois diminui em mais de 70% a liberação de gases do efeito estufa em relação à gasolina. Além disso, há também os incentivos à produção de biocombustíveis.

No país, a Citrotec® é a primeira empresa nacional a desenvolver, projetar, fabricar e instalar equipamentos neste setor. Como destaque, há as tecnologias em destilação atmosférica ou sob vácuo da Etech, que utilizam as inovadoras e exclusivas bandejas “Disk-Donut” à prova de incrustações causadas pelo vinho de milho.

Elas são acopladas aos potentes sistemas de concentração de vinhaça Ecovin®, da Citrotec®. Os equipamentos utilizam o exclusivo princípio de névoa turbulenta descendente, extremamente indicado para a concentração da vinhaça do milho, além da utilização de condensadores evaporativos exclusivos da Citrotec®.

Além disso, o sistema pode ser acoplado a uma peneira molecular para a produção de etanol anidro sem consumo adicional de vapor, uma de suas principais vantagens.

O conjunto Destilaria Etech com o Ecovin JL® é a primeira tecnologia 100% nacional de destilação e concentração de vinhaça na produção de etanol de milho. O equipamento destina a vinhaça concentrada para a fabricação de ração animal (DDG) sem consumo adicional de vapor, trazendo grande produtividade com baixíssimos custos operacionais.

A Citrotec® mantém o foco em melhoria contínua e inovação em parceria com a Etech.

Abaixo, conheça suas principais características:
• Destilação sob vácuo ou atmosférica;
• Utilização de Bandejas “Disk Donut”;
• Destilação livre de incrustações;
• Destilação em múltiplos efeitos com baixíssimo consumo de vapor;
• Utilização de condensadores evaporativos autônomos, que eliminam fonte externa de água e torres de resfriamento;
• Baixo consumo energético;
• Possibilidade de acoplar a destilação a peneira molecular para produção de etanol anidro;
• Operação fácil e automatizada;
• 100% aço inoxidável;
• Aproveitamento da água retirada da vinhaça nos processos industriais e agrícolas;
• A vinhaça é incorporada ao DDG.

Quer conhecer mais sobre as tecnologias Ecovin® e Ecovin JL® para produção de etanol de milho?
Ligue (16) 3303-9796 ou CLIQUE AQUI e entre em contato por email com nosso departamento comercial.